São Bernardo do Campo terminou em terceiro lugar na edição dos Jogos Abertos do Interior, realizada entre os dias 17 e 29 de novembro em Bauru. A cidade obteve 272 pontos na classificação geral - pontuação superior à obtida na competição anterior, realizada em 2013 em Mogi das Cruzes, quando conquistou 269 e ficou com o título. Apesar da colocação final em Bauru, São Bernardo foi a cidade que mais conquistou medalhas de ouro, 98 ao todo, além de 53 de prata e 54 de bronze.
O título deste ano ficou com São José dos Campos – vice-campeã na competição passada –, que conquistou 316 pontos, seguida por Piracicaba, com 293.
São Bernardo conquistou títulos em nove modalidades: geral no atletismo masculino e feminino, basquete feminino, ginástica artística masculina, geral na natação masculina e feminina, tae kwon do masculino, tênis de mesa feminino e ginástica artística feminina 14 anos.
E os destaques está o excelente desempenho no atletismo, que contou com o ouro de Patrícia Santos no salto com vara. Ela obteve a marca de 3,80m na Primeira Divisão, superior ao da atleta olímpica e campeã mundial Fabiana Murer, de São Caetano, que disputou a Segunda Divisão.
Também no heptatlo as representantes de São Bernardo se destacaram, com uma medalha de ouro e outra de bronze. Esta prova engloba corrida de 100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso do peso, 200 metros rasos, salto em distância, lançamento do dardo e corrida de 800 metros.
O resultado da ginástica artística feminina 14 anos, que conquistou a medalha de ouro por equipes. A cidade dominou as competições e ficou com três lugares no pódio nas categorias salto, barras assimétricas e individual geral. Na ginástica artística masculina, Diego Hypólito conquistou três medalhas: ouro no salto sobre a mesa, ouro no solo e prata nas paralelas assimétricas.
A cidade conquistou, ainda, prata em oito modalidades: biribol, capoeira masculina, handebol masculino e feminino, kickboxing masculino e feminino, luta olímpica masculina e malha. E o bronze também em oito: boxe masculino, capoeira feminina, futsal masculino, luta olímpica feminina, tae kon do feminino, voleibol masculino, xadrez masculino e feminino.
Para o secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo o resultado alcançado pela cidade confirma que o nível da competição só tem aumentado. "Sem dúvida foi uma edição muito acirrada. Ampliamos nossa pontuação em Bauru, em relação à competição de Mogi das Cruzes, e ainda assim ficamos com a terceira colocação. Isso reforça a importância desse evento, que vamos receber em nossa cidade em 2016."
Cidade sede – São Bernardo foi eleita sede da 80ª edição dos Jogos Abertos do Interior, em 2016, durante a competição deste ano, realizada em Bauru. A cidade foi escolhida por cerca de 70% dos votos, contra 30% de Votuporanga.
Seis equipamentos esportivos de São Bernardo escolhidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como local de aclimatação das seleções serão usados nos JAI: além do Centro de Ginástica, o Centro de Atletismo, o Centro de Desenvolvimento do Handebol, o Estádio Municipal 1º de Maio, o Estádio Municipal do Baetão e o Ginásio Poliesportivo.
Os Jogos Abertos são o maior evento esportivo do Estado, que, inclusive, supera as Olimpíadas em número de atletas, com mais de 14 mil participantes.
Fonte: www.saobernardo.sp.gov.br
São Bernardo termina Jogos Abertos em terceiro lugar, com 205 medalhas