top of page
Cerca de 90 empresários, comerciantes, sindicalistas e acadêmicos estiveram na manhã desta quarta-feira (2) no Teatro Cacilda Becker, no Paço Municipal, para conhecer três grandes projetos estruturais da Prefeitura de São Bernardo do Campo e tirar dúvidas sobre a execução das obras e investimentos nas áreas de Serviços Urbanos, Transportes e Segurança.
 
O convite partiu do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. "É importante dialogar junto à sociedade sobre os projetos realizados pela Prefeitura de São Bernardo, porque eles trarão desenvolvimento ao município", destacou.
 
A apresentação das obras dos corredores exclusivos de ônibus foi realizada pelo assessor do secretário de Transportes. O projeto prevê a construção de 15 corredores, sendo 12 municipais e três regionais, além de faixas exclusivas e preferenciais de ônibus, implantação de tecnologia de ponta em veículos, pontos de parada e terminais, sistema integrado de monitoramento, comunicação e controle de tráfego da frota.
 
"É um grande desafio transformar o trânsito na cidade por meio da prioridade ao transporte coletivo e melhoramento do escoamento de cargas. Entre os projetos de corredores, o mais importante é o Leste-Oeste, que vai ligar Diadema ao Jardim Irajá, no outro extremo de São Bernardo", explicou.
 
Drenar -- Sobre o projeto Drenar, conjunto de intervenções que vai resolver o problema das enchentes na cidade, o engenheiro da Secretaria de Serviços Urbanos apresentou o andamento das obras de canalização de córregos e construção de novo piscinão na área do Paço Municipal, com capacidade para armazenar 220 milhões de litros de água.
As obras de galerias de águas pluviais na região central, construção de túnel sob a Rua Jurubatuba para escoamento da água e readequação do sistema de drenagem foram também abordados na palestra. "Sabemos que é uma obra complexa, que vai demandar muito tempo. Mas é necessária para acabar com o problema histórico das enchentes na cidade", enfatizou o engenheiro.
 
CIM -- O Centro Integrado de Monitoramento (CIM) de São Bernardo do Campo, que será inaugurado nesta sexta-feira (4), às 11h, foi apresentado pelo comandante da Guarda Civil Municipal, Cícero Ribeiro Silva. O equipamento terá 400 câmeras instaladas em prédios públicos e em pontos estratégicos nas principais vias da cidade e locais de grande circulação de pessoas, além de escolas municipais.
Para os participantes, a apresentação dos projetos foi esclarecedora. De acordo com a gerente de negócios da Concrematic Engenharia, sediada na Capital, as obras serão muito importantes para o desenvolvimento econômico de toda a região. "É fundamental termos esse retorno do investimento público e do andamento destas obras que afetam a todos", afirmou. O empresário Sadao Hayashi disse que as informações ajudaram a compreender como os trabalhos estão sendo executados. "Dessa forma podemos visualizar as obras, principalmente as de drenagem e transporte, de maneira mais objetiva."

Prefeitura reúne empresários, sindicalistas e acadêmicos para apresentar macroprojetos

bottom of page